segunda-feira, 4 de maio de 2009

Para que realmente serve o conselho tutelar, A JUSTIÇA E AS AUTORIDADES COMPETENTES????

pressentimento por pouco não se tornou tangível nos 20 minutos em que o delegado viajou simultaneamente no espaço e no tempo. Enquanto os olhos vigiavam os caminhos que levam à cidade de 107 mil habitantes e a 35 quilômetros de São Paulo a memória recuou 48 horas. Estacionada na quartaa-feira, 3 de setembro, reconstituiu a noite em que o destino juntou na mesma sala o policial de 47 anos e os irmãos João Vitor dos Santos Rodriguess, 13, e Igor Giovani dos sSantos Rodrigues, 12. Foi o primeiro encontro com aqueles meninos. Temia que fosse o último.
Os garis o esperavam. " A sorte é que o caminhão tava cheio", respetiu Eduardo dos Santos Andrades, 44 anos, que recolheu os sacos. " Se estivessess vazio, seria tudo triturado" Jailton Evaristo, 23, ficou intrigado quando o mecanismo emperrou. "Fui ver o que era e encontrei um pé.. Pensei qu era um boneco". Era de gente, confirmou a descoberta, em outros sacos, de pedaços de duas pernas e de usm cranio. A coleta foi feita na entrada de uma vila na Rua Candido Mota, mas não tinham anotado o endereço. Nem precisavam. Itamar foi para a sua sala, pegou numa gaveta a folha de papel e copiou o que havia rabiscado dois dias antes: Candido Mota, 254 , casa 6. Para lá aqueles meninos voltaram na qurta-fesira. Para lá a intuição ordenara que se seguisse tão logo vislumbrou, por trás de uma notícia transmitida por telelfone, a anunciação do pesadelo.
A luz da televisão sumiu quando estava a sete metros da casa de cinco cômodos - dois quartos,sala, cozinha e banheiro - espremida no fundo da rua interna que separa as duas fileiras d de construções tristonhas, cabisbaixas, sem viço nem cor. Ninguém respondeu às barids. Empurrou a port entreaberta e, às três da madrugada, entrou na casa incomodado por presságios. Saiu às quatro atromentado por certezass. Conjugadas, informavam que nso dia 5 de stembro de s200s8 dois irmãos fram asassinados, esquartejados e jogados no lixo por João Alexandre Rodrigues, s40 e Eliane Aparecia Antunes, 36. O pai e a madrasta.
(...) Por volta de um ada tarde, a ação começou. O Pai chamou "para uma conversa" o filho caçula, que saiu da sala onde assitia onde assitia a um programa de tv e foi para a cozinha. Vitor foi para o quarto. João enlaçou o pescoço de Igor e começou a esganá-lo. Amadrasta entrou na cozinha, voltou com a faca, invadiu o quarto e o golpeou no ventre. Os irmãos que viveram juntos todos os dias morreram juntos. Separados só pela morte, seriam separados em pedaços quando os assassinos perceberam que as chamas não completaram o serviço. Cobriram os rostos queimaos com sacos de plátsticos, equartejaram os cadáveres estendidos no chão de cimento e enfiaram os despojos em sacos de lixo. O pai de Vitor e Igor foi trabalhar dirigindo o carro do filho de Eliane. A mãe de Tiago foi espalhar por duas quadras os restos dos filhos de João."
Impasse nº 1 -
"As avaliações periodicas são variações em torno do mesmo tema, fotograias de frente e de perfil do pesadelo recorrente. Num relatório, Igor lembra o dia em que a madrasta os obrigou a comer papel e chocolate com asal até vomitare, para depois engolirem o que o estômago rejeitara. Noutro, Vitor revela a tortura reservada a quem urinasse na cama: atravessar a noite de pé e com as mãos encostadas numa parede da sala."
SE ISABEL CARDOSO DA CUNHA LOPES ENEI, JUIZA DE RIBEIRÃO PIRESSS, DECIDIU TIRAR OS MENINOS DO ABRIGO ( ONDE VIVERAM DE ABRIL DE 2007 A JANEIRO DE 2008) E DEVOLVE-LOS AOS ALGOZES SEM TER SLIDO OS DOCUMENTOS, PECOU POR NEGLIGÊNCIA. SE OS CONSULTOU, PECOU POR INSÉPCIA. EM QUALQUER IPOTESE DEVERIA TER ADMITIDO O ERRO EM VEZ DE CAÇA JUSTIFICATIVAS. "NÃO HAVIA INDICIOS PAR PROVAR A MONSTRUOSIDADE" iNSISTE ISABEL.
COMO UMA PROFISSIONAL COMO ESSA OCUPA UM CARGO TÃO ALTO? NÃO É COM NINGUÉM DA FAMÍLA DELA NÉ? E SE FOSSE PARA MANTER A BOA APARÊNCIA DA FAMÍLIA ELA AGIRIA DA MESMA FORMA? TOMARA QUE BRINCAR COM A VIDA DOS OUTROS NÃO SE TORNE UM HÁBITO, OU UM VÍCIO. EU ME PERGUNTO SERÁ QUE ELA CONSEGUE DORMIR TRANQUILAMENTE?
DOIS PROCESSOS JUDICIAIS, SOMADOS ÀS PASTAS DO ABRIGO, AVISAM QUE DUAS CRIANÇAS ESTÃO TENTANDO ESCAPAR DO CONFRONTO COM O CORAÇÃO DAS TREVAS.
IMPASSE Nº 2 - DESEMBARGADOR DESIGNADO PARA ACOMPANHAR O CASO O SR. aNTONIO cARLOS MALHEIROS, INSPIROU-SE NA MENINA ISABELA PARA DAR A SUA VERSÃO AOS FATOS:
"VÃO VOLTAR A ACONTECER AS ISABELLAS. MENINOS E MENINAS CONTINUARÃO CAINDO DAS JANELAS DO ESQUECIMENTO"
É OTIMO FAZER POESIA COM O FILHO DOS OUTROS! NÃO ASSUMIR DE PUBLICO QUE A JUSTIÇA COMETEU UM ERRO, O QUE É MUITO COMUM, EMBORA NÃO DEVESSE SER, SERIA MAIS ELEGANTE, TORNARIA A ATITUDE DA JUIZA MENOS MONSTRUOSA E TALVEZ MAIS 'DIGNA', MAS NÃO MAIS PERDOÁVEL.
O MAIS IMPERDOÁVEL DE TODOS OS ERROS:
IMPASSE Nº 3 - "[...] ITAMAR ACHOU SENSATO CONVOCAR EDNA APARECIDA RIBEIRO AMANTE, FUNCIONÁRIA DO CONSELHO TUTELAR QUE ACOMPANHA DESDE O COMEÇO O DRAMA DOS IRMÃOS.
EDNA ENTROU NA DELEGACIA EM POCUO MAID DE 10 MINUTOS, OUVIU POR CINCO MINUTOS O QUE TINHAM A DIZER AS VÍTIMAS E NÃO PRECISOU DE UM MINUTO PARA EMITIR O PARECER: VITOR E SIGOR FICARIAM BEM NA CASA DA VILA AURORA. OS MENINOS FORAM FORÇADOS A RENDER-SE. PERDERAM O COMBARE QUE PRECEDERIA A DERROTA DEFINITIVA.[...]
TOMARA QUE OS MENINOS VENHAM PUXAR OS PÉS DA SRA. EDNA TODO O DIA A NOITE QUANDO OS PESADELOS DEVERIAM ASSALTÁ-LA E ATORMENTÁ-LA PELA ATITUDE ANTI-VIDA. É FACIL FAZER ISSO COM O FILHO DOS OUTROS. COM O 'POBRES' QUE TALVEZ NEM TIVESSEM UM GRANDE FUTURO MESMO!!! PRA QUE FICAR OUVINDO HISTÓRIA DE CRIANÇA?????!!!!
AFINAL DE CONTAS TUDO O QUE ELES PASSARAM SE VE TODOS DOS DIAS NAS RUAS E BECOS ESCUROS DAS CIDADES. SÃO SO MAIS DOIS, NESSE NÚMERO DESORDENADO E CRESCENTE DE MORTES GERADAS PELA FALTA DE VERGONHA NA CARA DE DOIS ADULTOS.
PERDÃO PARA O CRIME QUE COMETERAM DEVE HAVER EM ALGUMA INSTÂNCIA NO CÉU. O TRIBUNAL CELESTIAL QUE OS JULGUE COMO BEM LHES APROUVER.
MAS AQUI NA TERRA A JUSTIÇA DOS HOMENS É FALHA. AO PONTO DE MANDAR PARA O MATADOURO DUAS CRIANÇAS INOCENTES QUE SÓ QUERIAM VIVER EM PAZ.
SE AS CRIANÇAS ESTAVAM NO ABRIGO PROTEGIDAS POR QUE MANDA-LAS DE VOLTA PARA A CASA PARA ONDE NÃO QUERIAM VOLTAR?
REALMENTE HÁ UMA FALHA NA LEI DA INFANCIA E DA JUVENTADE...ECA..AS CRIANÇAS QUE FOSSEM RECOLHIDAS DE LARES ASSIM ONDE SÃO TRATADOS COM EXTREMA VIOLÊNCIA DEVERIAM SER ENCAMINHADAS PARA LARES ADOTIVOS OU LUGARES QUE PUDESSEM ENCAMINHÁ-LOS PARA UMA NOVA VIDA, TIPO UMA PROFISSÃO, ESCOLA...DAR UMA ESTRUTURA DIGNA...
é MAS ATÉ LÁ REPETINDO A BELA FRASE DE NOSSO ESTIMADO COLEGA:
"VÃO VOLTAR A ACONTECER AS ISABELLAS. MENINOS E MEnINAS CONTINUARÃO CAINDO DAS JANELAS DO ESQUECIMENTO"....
AINDA QUE NEM CHEGUEM PERTO DELAS OU NEM MOREM EM CONDOMINIOS DE LUXO PARA QUE ISSO ACONTEÇA.
rEFERÊNCIA:
Revista Brasileiros : número 15 outubro de 2008 - matéria a inocência esquartejada - por Augusto nunes e branca nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário