quarta-feira, 20 de maio de 2009

Janis Joplin - O anjo


Bom! Essa mulher revolucionou o Rock'n'roll nos anos 60. Travestida com sua voz negra no corpo de uma branca ela causou em Woodstock e deixou marcas na história mundial da música.


Claro que eles evidenciaram sua morte tão jovem aos 27 anos. Rótulo: Drogada.


Pessoas livres causam enjoo nas moderadas. Uma espécie de vertigem que os leva a ter um mal estar constante ao ver que o outro faz tudo o que ele queria fazer. Mas como ele não consegue se libertar das suas amarras tem que amarrar o outro também.


Mas aquele que é livre jamais se deixa prender. Prefire outro tipo de liberdade. Prefere se libertar do corpo que vive, do que se prender a infelicidade comum de todos.


Na sua juventude se levantou em favor dos afro-americanos.


Em sua carreira meteórica conseguiu se firmar como ícone do rock'n'roll. A paixão que se ouvia na voz desta cantora será fatidicamente única, ninguém jamais conseguirá superá-la, já que hoje em dia só se faz uma série de equívocos.


Sim ela usava droga, acabou com sua vida por causa disso. Mas não temeu se quer a morte, talvez não quisesse viver mais que esse tanto que lhe foi possivel aguentar em meio aos reles mortais.


Semi-deuses são sensíveis as agonias do ser humano, não conseguem viver em meio a tanta hipocrisia. Precisam de uma dimensão maior que comporte a sua grandeza.


Viver nesta terra é muito cruel. Aqui embaixo as leis são diferentes. Somos expostos a emoções desnecessárias e a maldade no coração dos outros é uma energia muito negativa, que sufoca os anjos enviados do céu. Sem apoio nenhum, pois a sua própria família a renegou, caminhou entre os espinhos e não suportou a dor.


Claro que defendo-a e digo que se não fosse a dureza da vida talvez ela estivesse ai até o dia de hoje nos encantando com suas loucuras e seus desafios comportamentais à sociedade hipócrita. ela fez isso num tempo em que as mulheres não se liberavam da opressão que lhes eram impostas. Talvez ela fosse um exemplo para as mulheres sufocadas e oprimidas e principalmente, para a jovens que estavam surgindo naquela época. Que poderiam ser livres se quisessem, que poderiam viver os seus sonhos independente da obrigação de se casar e constituir família e viver uma vidinha mediocre = realizar o sonho do marido, dos filhos, ideal de uma família feliz. O que na verdade não existe.


Preferiu criar asas e voar para o lugar onde a sua voz teria mais utilidade.


Não há como explicar. Mas há como ouvir e admirar a grandeza da beleza da sua voz.






Essa exponteneidade é impossível de se encontrar nos músicos de hoje. Uma certa liberdade que permitia que ela passeasse entre dois mundos, as pessoas más não entenderam a sua grandeza, mas ela ecoa pela eternidade, porque Janis, hoje, é imortal!




"Janis had the friendly warm smile that is so rare and she gave them to everyone so freely." YOko Ono -


(Janis tinhs o sorriso amigo caloroso que é tão raro e ela deu isso para todos de graça)




http://www.youtube.com/watch?hl=pt&v=mzNEgcqWDG4&gl=BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário