terça-feira, 19 de maio de 2009

E o Reggae virou gozação!!!



Há quem diga que o reggae é música de maconheiro e que a jamaica é a terra da maconha. Que lá todos vivem maconhados e que com certeza pelas estatísticas deve ter a maior plantação de maconha por metro quadrado. Nem os vasos de plantas são perdoados. Viu um centímetro de terra já é lugar para plantar semente de maconha. Lá o povo não come, vive de fumar maconha.


Todos querem ir para a Jamaica. Afinal lá é o paraíso da maconha.


Mas houve um equívoco, uma crueldade cometida contra esse povo. Maconha tem no mundo inteiro, inclusive os índios usam para vários fins. A folha da maconha é usada de forma medicinal, o homem branco aprendeu isso com os índios, que maiores manipuladores de ervas de todos os tempos, sabios em seu uso diário sabiam muito bem para que servia a canabis e o seu fim utilitario.


Esta introdução é para falar de um dos maiores ídolos jamaicanos que se tornou conhecido mundialmente. Bob Marley, que dispensa apresentações formais e maiores detalhes de sua vida já que sua história é conhecida de todos.


O que as pessoas não sabem e talvez nem tenham prestado atenção, que o símbolo da música jamaicana, era um líder político inato. As letras de suas músicas eram de protesto e pouco tinham a ver com o comercio, consumo e a divulgação do uso da maconha como droga ilegal. Na realidade Bob, achava que a maconha era boa para o ser humano, pelo menos melhor que o cigarro, já que em uma de suas célebres frase dissem que era melhor fumar maconha porque se ela destroe neuronios nós possuimos milhares, já o cigarro distroe os pulmões que só possuímos dois.


Ele teve a sua imagem ligada a droga para que ficasse desacreditado e suas músicas tivessem pouco valor do ponto de vista político. Ele tinha que parecer um bufão que vinha ao mundo da música com a aparência de cantorzinho drogado sem maior importância. Ou seja, as pessoas não prestariam atenção as letras de sua música como forma de pensar e questionar todo tipo de comportamento massificador.


Aí vão algumas de suas frases:




" As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!"




"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer"




"Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais"




"Em quanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra."




"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é,e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."






"e Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos as coisas e usamos as pessoas!"






"Se você obedece todas as regras, acaba perdendo a diversão."




"Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão."




"Nós nos recusamos a ser o que você queria que nós fôssemos. Somos o que somos, é assim que vai ser. Você não pode me educar"




"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos."




As palavras podem não significar muita coisa, porque vindo de um maconheiro, talvez ele estivesse 'drogado' na hora que falava essas coisas, como dar crédito a um homem que fuma maconha? Sendo que vícios todos nós temos, uns têm a coragem de ser o que são na frente de todos, das câmeras e sustentam o seu ponto de vista como Bob marley. Ele não era um drogado riquinho, filho de papai, que se tornou cantor de rock ou seja lá o som que se tocar, e usa a tal droga para poder 'afrontar' usos e costumes. A maconha para ele era sagrada.
A maconha fazia parte da sua vida. Não era um meio de vida. E em nenhum momento atrapalha sua maneira de pensar e levar a vida. Muito ao contrário o que este homem de pele negra, olhos vermelhos, ritmo jamaicano correndo nas veias, que professava uma religião não como manipulação de idéias e massificação de pensamentos, mas como libertação da prisões que a moral baseada em costumes duvidosos implantou na mente dos seres humanos como uma lavagem cerebral multifacetada, que hora quer trazer paz, hora pesa como mão de ferro e que no fim nada significa além de marcar o gado. Deixar o povo alienado e completamente fora da realidade. Da verdade. Porque na essência de cada um a minha verdade, jamais será a do meu próximo, porque possuímos personalidades diferentes e enxergamos a vida do fundo de nossas almas. A verdade que vem de Deus não necessariamente é a verdade do homem. O criador é mais abrangente em sua visão, porque conhece as profundezas da alma até superfície do coração.
Bob Marley não veio a terra para tornar o reggae uma zombaria mundial. E mesmo que lá seja a terra da maconha, que mal há nisso. O comportamento do ser humano não é ditado pela droga, ela só maximiza aquilo que ele já é e esconde da sociedade. É a sua válvula de escape.




" Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui Há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar"




A mente é mais traiçoeira que o coração. O coração é por si só enganoso com seus sentimentos, muitas vezes eufóricos, outras vezes desprezíveis, uma terra estranha. Mas a mente capta tudo, mesmo que na hora passe despercebido fica impresso no subconsciente. A informação já está lá. É só dizer a palavra chave que desencadeia todo o processo de dominação e a pessoa se entrega sem resistência alguma.


Bob marley foi compositor, guitarrista, cantor que defendia as crenças do rastafari e meditava com a cannabis, pregando paz e união para todos os povos através do reggae.


A sua música e lenda o levaram ao status de mito. Até os dias de hoje a sua música conquista seguidores.




Como ele mesmo disse: "Não viva para que a sua presença seja notada,mas para que a sua falta seja sentida..."




Todos aqueles que se sentiram ameaçados por ele tornaram a sua imagem patética de maconheiro. Ele era um líder que transformou um país pobre da américa central em lugar conhecido. Depois dele a Jamaica constou no mapa mundial. Ele abriu as portas para novos ídolos.


Que ele seja visto como um grande pensador e porque não filósofo!? Apesar de não ser grego, ou ter participado da revolução francesa, ou afrontando reis ingleses com sua utopia.


Talvez ele seja um dos grandes pensadores pós-modernos e pré-futuristico. Não foi necessário o uso da maconha para que ele pensasse.


Como tratar um gênio como mero maconheiro?!!
Mas ele era ciente do que faziam com ele e dizia:


" Sou louco porque vivo em um mundo que não merece minha lucidez"


Nenhum comentário:

Postar um comentário